Dança de Salão
É considerado dança de salão todo tipo de dança a dois, como bolero, soltinho, samba, zouk, tango. No Brasil, a dança de salão como um todo, teve o samba de gafieira como principal veiculador do estilo "a dois" no Rio de Janeiro e por conseqüência, no país inteiro. Seu ambiente de origem foi nas gafieiras e ganhou bastante divulgação no final da década de 80 quando começou a ser mais divulgada pela televisão em tramas de novelas e programas de auditório. O Samba de Gafieira ainda é popular, sendo ensinado pelo país nas escolas e nas festas juninas.
A Dança de Salão, no seu formato original é composta por três ritmos principais:
O Samba, que mantém algumas características do samba de gafieira e incorporou novos estilos e figuras, podendo ser dançado em pagodes, bossa nova ou samba rock.
O Bolero, que é mais tranqüilo, ao estilo mais antigo, também recebeu um novo formato com mais giros e pode ser dançado também em músicas atuais como MPB e baladas. Entretanto, seu charme reside principalmente nas músicas mais antigas, podendo dar a ela maior expressividade, principalmente relembrando momentos de vidas dos mais velhos. Ainda é vista como um estilo de dança um pouco careta entre muitos que não têm noção do que é a dança.
O Soltinho, que é um gênero muito divertido e é a mistura de alguns ritmos como swing, fox e outros, e que também pode ser praticado em uma grande variedade de estilos musicais. É uma ótima combinação para quem deseja começar a dançar. Muito dançado nas décadas de 1940 a 1960, sendo uma dança bem mais rápida e agitada que o bolero.
Um comentário:
Muito boa a explicação!! Gostei do tema!!! Eu mesma, quando comecei a dançar, pensava que todos os ritmos eram originalmente considerados dança de salão!! Acho que essa é a percepção da maioria das pessoas... Parabéns pela escolha do tema!!!
Postar um comentário