A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão humana. Sua influência no comportamento humano tem sido estudada por diversas áreas do conhecimento, incluindo a neurociência, a psicologia e a educação. Estudos demonstram que a música pode modular emoções, afetar a cognição e até mesmo alterar processos fisiológicos do organismo (Koelsch, 2014).
Música e Emoções
A audição musical ativa diversas áreas do cérebro, incluindo o sistema límbico, responsável pelo processamento das emoções (Blood & Zatorre, 2001). Determinados gêneros musicais podem induzir estados emocionais específicos; por exemplo, músicas em tons maiores frequentemente estão associadas a sentimentos de alegria, enquanto tons menores podem evocar tristeza (Panksepp & Bernatzky, 2002).
A música também pode ser utilizada terapeuticamente para regular emoções. A musicoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento de transtornos como depressão e ansiedade (Bruscia, 2014), ajudando os indivíduos a expressar emoções reprimidas e promovendo relaxamento e bem-estar.
Música e Cognição
Estudos apontam que a exposição à música pode melhorar a memória e a aprendizagem. O chamado "Efeito Mozart", por exemplo, sugere que ouvir composições clássicas pode aumentar temporariamente a capacidade de raciocínio espacial (Rauscher, Shaw & Ky, 1993). Embora esse efeito seja contestado, há consenso de que a prática musical estimula a neuroplasticidade e melhora funções cognitivas, especialmente em crianças e idosos (Habibi et al., 2018).
Além disso, tocar um instrumento musical desenvolve habilidades motoras finas e coordenação visuo-espacial, além de estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas (Zatorre, Chen & Penhune, 2007).
Música e Comportamento Social
A música tem um papel fundamental na interação social. Cantar ou tocar em grupo fortalece laços sociais e promove a cooperação. Estudos mostram que experiências musicais compartilhadas estimulam a liberação de ocitocina, hormônio relacionado à confiança e aos vínculos sociais (Trehub & Trainor, 1998).
Além disso, a música é frequentemente usada para reforçar identidades culturais e sociais, funcionando como um mecanismo de coesão em comunidades (Huron, 2001). A escolha de determinados estilos musicais pode indicar pertencimento a grupos específicos, moldando comportamentos e atitudes.
Conclusão
A influência da música no comportamento humano é vasta e multifacetada. Desde a regulação emocional até o fortalecimento de laços sociais, a música desempenha um papel essencial no desenvolvimento humano. Compreender seus efeitos pode contribuir para aplicações terapêuticas, educacionais e sociais mais eficazes.
Bibliografia
Blood, A. J., & Zatorre, R. J. (2001). Intensely pleasurable responses to music correlate with activity in brain regions implicated in reward and emotion. Proceedings of the National Academy of Sciences, 98(20), 11818-11823.
Bruscia, K. E. (2014). Defining Music Therapy. Barcelona Publishers.
Habibi, A., Damasio, A., Ilari, B., Elliott Sachs, M., & Damasio, H. (2018). Music training and child development: A review of recent findings from a longitudinal study. Annals of the New York Academy of Sciences, 1423(1), 73-81.
Huron, D. (2001). Is music an evolutionary adaptation? Annals of the New York Academy of Sciences, 930(1), 43-61.
Koelsch, S. (2014). Brain and Music. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 5(6), 577-590.
Panksepp, J., & Bernatzky, G. (2002). Emotional sounds and the brain: The neuro-affective foundations of musical appreciation. Behavioural Processes, 60(2), 133-155.
Rauscher, F. H., Shaw, G. L., & Ky, K. N. (1993). Music and spatial task performance. Nature, 365(6447), 611.
Trehub, S. E., & Trainor, L. J. (1998). Singing to infants: Lullabies and play songs. Advances in Infancy Research, 12, 43-77.
Zatorre, R. J., Chen, J. L., & Penhune, V. B. (2007). When the brain plays music: Auditory–motor interactions in music perception and production. Nature Reviews Neuroscience, 8(7), 547-558.
Texto de Leandro Vieira - Pós-graduando em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano.